Síndrome de Visão do Computador

Síndrome de Visão do Computador afeta produtividade no trabalho


Desconforto visual após um longo dia na frente do computador é cada vez mais normal. As queixas de saúde mais comuns em pessoas que lidam com o computador são as visuais. Estudos indicam que de 50% a 90% dos usuários sofrem de sintomas da Síndrome de Visão do Computador (SVC): dor nos olhos ou em volta deles, olho seco, irritação, visão borrada ou dupla.

A SVC está se tornando uma questão de saúde pública e afeta a produtividade do trabalhador que passa mais de duas horas por dia em frente à tela do computador. Sem a devida proteção de óculos especiais, a performance do usuário pode ficar comprometida em 20%, além de este levar mais tempo para desempenhar uma tarefa. Fora o uso corporativo, há também o doméstico. Segundo o IBGE, 34,7% das residências brasileiras possuem computador.

A Síndrome de Visão do Computador é causada pela reação diferenciada dos olhos e do cérebro aos caracteres da tela do computador. Estes não possuem o mesmo contraste e definição dos impressos no papel. Palavras e imagens no computador são criadas por combinações de pequenos pontos de luz, os chamados pixels, que possuem graduação e brilho diferentes. Essa variação torna o foco dos olhos mais difícil. Consequentemente, eles se esforçam mais para fazer o foco, criando uma fadiga que leva à SVC.

A SVC compromete especialmente as tarefas mais complexas ou repetitivas no computador. São bastante afetados contadores, editores de documentos, designers e engenheiros. A informação e a consulta periódica ao oftalmologista, são as melhores soluções para proteger nossos olhos.

Uma das medidas eficazes para o tratamento ou prevenção da SVC é a prescrição de óculos especiais para o computador. Eles vão dar mais conforto visual ao usuário e melhorar a produtividade no trabalho.

Sintomas da Síndrome de Visão do Computador (SVC):

  • Dor de cabeça;
  • Perda de foco visual;
  • Ardência nos olhos;
  • Olhos cansados;
  • Visão dupla e/ou borrada;
  • Piscadas constantes;
  • Esforço visual;
  • Pescoço e ombros doloridos;

fonte: http://www.visaolaser.com.br/blog

Comentários